CTIC oficializa políticas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) essenciais para a UFPA
O Centro de Tecnologia e Informação e Comunicação (CTIC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou novas políticas de TIC, por meio do Comitê de Governança Digital, no Conselho Superior de Administração (Consad). As políticas dizem respeito à Governança de Tecnologia de Informação e Comunicação, ao Backup e Restauração de Dados Institucionais, à Gestão de Ativos da Informação e Comunicação, além da Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação.
Segundo o atual diretor do CTIC, Marco Aurélio Capela, a aprovação das políticas é importante porque direciona a utilização de TI na Universidade e coloca, na forma oficial, as ações que já ocorrem na prática. “Por exemplo, o CTIC e várias unidades da Instituição já atendem a chamados abertos via Sistema de Atendimento ao Usuário da UFPA (Sagitta) e já existe uma hierarquia de governança em TI, por meio do Comitê de Governança Digital, assessorado pelo Comitê de Segurança de Informação, sendo o CTIC a unidade gestora, fazendo a linha de estratégia e operacional na área de TIC, de modo que as políticas consolidam nossas ações”, explica.
A instituição das políticas tem como objetivo garantir a modernização da Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA para o atendimento das necessidades da comunidade universitária e da sociedade. “Os documentos guiam, a partir de agora, de forma instrumentalizada, a TI da Universidade, deixando-a mais organizada”, complementa Capela.
A Política de Backup e Restauração de Dados Institucionais da UFPA, por exemplo, visa garantir a criação, manutenção e restauração de cópias de segurança dos dados institucionais localizados nos Ativos de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFPA, enquanto a Gestão de Ativos da Informação e Comunicação garante a melhor gerência do inventário de softwares e hardwares utilizados nos equipamentos de TIC da Universidade. O objetivo é assegurar a disponibilidade e a integridade da informação gerada ou mantida pelos ativos de TIC em uso.
Por fim, a Política de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação estabelece as diretrizes para o Catálogo de Serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC) no âmbito da UFPA. O CSTIC é o conjunto de todos os serviços oferecidos aos usuários da comunidade administrativa e acadêmica da Universidade, viabilizando a elevação do nível de maturidade em governança de tecnologia da informação e comunicação na Universidade, fazendo com que os principais termos, condições e controles definidos estejam integrados ao processo de prestação de serviço.
O CSTIC da UFPA apresenta ainda os serviços informatizados na visão do usuário, com todas as informações dos serviços claramente disponíveis, além de permitir a aferição de métricas e indicadores de desempenho.
O diretor Marco Aurélio Capela afirma que o diferencial dessas iniciativas é o alcance da maturidade na governança de TIC da Universidade. “Anualmente, passamos por uma avaliação do Tribunal de Contas da União, que mede o nível de governança da Instituição, a TIC é um dos eixos avaliados. Com as novas políticas aprovadas, nossa expectativa é que a maturidade em governança de TI se eleve e permita melhores resultados no índice geral”, aponta.
O CTIC aguarda que futuramente novas políticas sejam aprovadas nos Conselhos superiores, a Política de Segurança da Informação e Comunicação e a Política Organizacional de Desenvolvimento de Softwares. Ambas irão melhorar, ainda mais, a maturidade em governança de TI da Universidade.
Acesse abaixo as políticas aprovadas.
Para saber mais, acesse https://www.ctic.ufpa.br/.
Texto: Jéssica Souza – Ascom UFPA
Arte gráfica? Divulgação CTIC UFPA
Redes Sociais