Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Últimas Notícias > Uma criança tem Síndrome de Down a cada 600 e 800 nascimentos no Brasil
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Uma criança tem Síndrome de Down a cada 600 e 800 nascimentos no Brasil

  • Publicado: Quinta, 26 de Agosto de 2021, 13h07
  • Última atualização em Quinta, 26 de Agosto de 2021, 13h08
  • Acessos: 679

A Síndrome de Down (SD) ou trissomia do 21 é uma condição humana geneticamente determinada, sendo a alteração cromossômica (cromossomopatia) mais comum em humanos e a principal causa de deficiência intelectual na população. A SD é um modo de estar no mundo que demonstra a diversidade humana. A presença do cromossomo 21 extra na constituição genética determina características físicas específicas e atraso no desenvolvimento, segundo informações do Ministério da Saúde em sua primeira edição do documento de “Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down”, de 2013.

Sabe-se que as pessoas com SD, quando atendidas e estimuladas adequadamente, têm potencial para uma vida saudável e plena inclusão social. No Brasil, uma criança tem SD a cada 600 e 800 nascimentos, independente de etnia, gênero ou classe social, ainda de acordo com o Ministério da Saúde.

O diagnóstico clínico de SD baseia-se no reconhecimento de características físicas. Aumenta-se a segurança do diagnóstico clínico quanto mais características específicas da SD forem identificadas. Há também o diagnóstico laboratorial que se faz através da análise genética denominada cariótipo.

A família da criança com Síndrome de Down precisa de apoio e amparo para aprender a lidar com as diferenças e necessidades específicas que o menor precisa. Acompanhamento psicológico é importante para amparar os familiares e dar mais qualidade de vida a todos. 

A edição de Diretrizes de Atenção à Pessoa com Síndrome de Down indica propostas de cuidado para as pessoas com SD: 

1 - compreensão ampliada do processo saúde e doença;

2 - construção compartilhada pela equipe multiprofissional do diagnóstico situacional; e do Plano de Cuidado Individual;

3 - definição compartilhada das metas terapêuticas; e

4 - comprometimento dos profissionais, da família e do indivíduo com as metas terapêuticas.

Conteúdos disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

Instituições participantes do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) têm acesso a um conteúdo expandido sobre Síndrome de Down. As áreas do conhecimento em Saúde, Medicina, Ciências Humanas fazem parte do acervo com bases de dados que abordam o assunto. Para acessar o conteúdo, basta escolher a opção Buscar base. Entre elas estão: 
 Directory of Open Access Journals (DOAJ);
Scopus (Elsevier);
OneFile (Gale);
Scielo (CrossRef);
Scielo (Brazil);
Science Direct (Elsevier);
Science Citation Index Expanded (Web of Science);
Sociological Abstracts;
Wiley Online Library;
Taylor e Francis Online

Os usuários também podem clicar em Buscar assunto para explorar estes e outros temas, além de ter opções para expandir e/ou filtrar os resultados.

Com informações: bvsms.saude.gov.brbiologianet.commovimentodown.org.br

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

Fonte - Portal de Periódicos da CAPES (2021, online)

registrado em:
Fim do conteúdo da página