UFPA oferta apoio especializado e individual a estudantes com deficiência
A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Coordenadoria de Acessibilidade da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST/UFPA), torna pública a Instrução Normativa Nº 15/2021SAEST/UFPA, a qual estabelece critérios para concessão de Apoio Especializado e Individual (PAI/PcD) - aos (às) discentes com deficiência. O programa objetiva a autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social.
Serviços ofertados - Por meio do programa, os estudantes com deficiência poderão solicitar tradução e interpretação em Libras/Português, audiodescrição com consultoria, cuidador/profissional de apoio, transcrição e revisão em Braille, monitoria, produtos audiovisuais acessíveis, adaptação de textos para formato digital acessível, encaminhamento para orientação psicopedagógico, avaliação, orientação, indicação e implementação de tecnologia assistiva, modificações e ajustes necessários e adequados que não acarretem ônus desproporcional e consultoria colaborativa em acessibilidade.
Quem participa- Podem solicitar os serviços discentes com deficiência dos cursos de graduação e pós-graduação da UFPA, devidamente matriculados (as) em atividade curricular remota, híbrida ou presencial.
Período de Inscrição- Este apoio é de fluxo contínuo, ou seja, pode ser solicitado durante todo o ano letivo.
Como se inscrever: As inscrições para o Apoio Especializado serão realizadas exclusivamente por meio do Sistema Gerencial de Assistência Estudantil (SIGAEST). O (a) candidato (a) deve acessar o sistema com CPF e senha, clicar em “Programa PAI/PcD”. Após este procedimento, deve-se realizar o preenchimento completo do Questionário Socioeconômico e Pedagógico com a anexação da documentação exigida na Instrução Normativa, por meio exclusivo do SIGAEST, em arquivo formato JPG e em tamanho máximo de 500 Kbytes.
Os estudantes com deficiências já cadastrados no SIGAEST não precisam fazer novo cadastro, basta fazer a solicitação do serviço que o sistema detecta o perfil com seus dados. Em caso de o (a) discente encontrar dificuldades de fazer o cadastro no SIGAEST, poderá enviar requerimento de solicitação de abertura do sistema para realização de inscrição para o email saestcoacess@ufpa.br.
Ao acessar o SIGAEST, o sistema identifica a deficiência do (da) estudante que pode ser visual, física, transtorno do espectro autista (TEA), intelectual, auditiva, surdo e surdocegueira. Em caso de deficiência múltipla, identificada pela equipe técnica da Coacess/SAEST, após a avalição especializada, o (a) discente será cadastrado (a) em um dos grupos de deficiência, considerando-se a complexidade da deficiência, as demandas de acessibilidade e os recursos humanos e tecnológicos disponíveis em cada divisão especializada da Coacess/ SAEST.
São consideradas pessoas com deficiência, para efeito da Instrução Normativa do programa PAI/PcD, pessoas com deficiência física (paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções). Pessoa com deficiência visual (cegos (as), baixa visão e visão monocular). Pessoa com deficiência auditiva (surdos (as), deficiência auditiva e surdo-cego (a). Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Pessoa com deficiência intelectual e pessoa com deficiências múltiplas.
Serviço:
Apoio Especializado a Estudantes PcDs - PAI-PcD 2021
Inscrição: durante o ano letivo
Informações: saest-coacess@ufpa.br
Telefone: 3201 7673 (terças às quintas-feiras, das 8h às 14h)
Redes Sociais