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Divulgação do livro - Em busca da educação musical no Brasil: questionando a câmara dos deputados e propondo a escola técnica da UERGS

  • Publicado: Quarta, 24 de Março de 2021, 13h30
  • Última atualização em Quarta, 24 de Março de 2021, 13h30
  • Acessos: 764

Sobre a obra

A presente obra trás as buscas de um cidadão sul brasileiro por meios de como colocar a música na escola básica brasileira de forma permanente e eficaz. Para isso, ele questionou autoridades (Ministério da Educação - MEC e Parlamento) de seu país natal e onde mora, o Brasil, onde não recebeu respostas concretas até o momento de envio dessa obra para a editoração. Bem como, elaborou um projeto de resgate e utilização escolar para os cerca de 1 milhão de reais gastos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul (GOV-RS) na compra de centenas de instrumentos musicais que perecem sem o devido uso e supervisão profissional. Para esse projeto que se intitula Escola Técnica da UERGS, esse cidadão pediu um parecer sobre as suas considerações a respeito desse projeto, para o próprio governo estadual do Rio Grande do Sul, para a própria Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e para a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS), os quais não retornaram para esse, até o momento de envio dessa obra para a editoração. É justo dizer que o autor colocou integralmente e apenas os contatos (mensagens) trocados com essas entidades (Parlamento Brasileiro, MEC, UERGS, GOV-RS e SEDUC-RS) nessa obra como esses sendo o próprio texto da obra em tempo real.

Ficha Técnica
 
Ano Publicação - 2021
Páginas - 142
 
Sobre o autor
 
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música. Possui graduação em Música: Licenciatura pela UERGS (Universidade Estadual do Rio Grande do Sul). Também, foi bolsista do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), onde desenvolveu aulas de teclado com alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinco de Maio, no Bairro Cinco de Maio, em Montenegro - RS, bem como aulas de musicalização e prática de conjunto instrumental com sete turmas do ensino fundamental dessa mesma escola. Ao mesmo tempo que participou do PIBID, sob a orientação da Professora Pós Doutora Cristina Rolim Wolffenbüttel, participou e ainda participa do grupo de pesquisa, Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços, sob a orientação da mesma. Paralela as atividades no meio artístico docente, é Técnico em Radiologia. Nesta área, já desenvolveu dois estágios curriculares. Um no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) no setor de Radiologia e o outro, na Clínica Centro Eco em Novo Hamburgo/RS na área de Tomografia Computadorizada. Entre os anos de 2018 e 2019, cursou o curso técnico em flauta doce no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), onde foi orientado instrumentalmente pela professora Eliana vaz Huber, bem como administra sua própria escola de música em Esteio, o Centro Cultural De Carli (www.centroculturaldecarli.com). Em 2018, ministrou aulas de piano e teclado na Casa de Cultura Lufredina de Araújo Gaya em Esteio/RS/Brasil. Por fim, em 2019, ingressou no Curso de Bacharelado em História da Arte na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Curso de Especialização em Educação Musical na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) tendo esse último (especialização) o concluído no ano de 2021. Nesse mesmo ano, Giácomo foi professor contratado do município de Estrela - RS, por seis meses tendo ministrado aulas de música do berçário ao 5º ano do ensino fundamental. Ainda em 2019, foi chamado e está em plena atuação no concurso para professor de música do município gaúcho de Estância Velha - RS, onde ministra aulas de música para os anos iniciais do ensino fundamental (ensino regular) e para à Educação de Jovens e Adultos (EJA) - Ensino Fundamental. Bem como, através de contrato, pelo mesmo município, ministra aulas no currículo escolar (Arte/Música) dos anos finais do Ensino Fundamnetal. Em 2020, Giácomo, com o mesmo projeto de pesquisa tentou entrar para o mestrado em 4 (quatro) universidades públicas do estado do Rio Grande do Sul no Brasil e 1 (uma) universidade privada. Na última tentativa (PPGPP - UNIPAMPA), Giácomo acrescentou apenas um autor a mais o qual ele leu para a prova de mestrado da UFFS. Foram as universidades: Universidade Federal do Rio Grande - FURG (Programa de Pós-Graduação em Psicologia); Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA (Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas); Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (Programa de Pós-Graduação em Educação); Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Políticas Públicas); Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ (Programa de Pós-Graduação em Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social). Giácomo teve o seu projeto de pesquisa reprovado em todas as universidades públicas em que prestou prova, porém, conseguiu a aprovação em 2º lugar pela única universidade privada em que tentou prova para o mestrado em 2020, sendo contemplado com uma bolsa de estudos de 100% da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No mestrado na UNICRUZ, Giácomo pesquisa na Linha de Pesquisa 2 (Práticas Socioculturais e Sociedade Contemporânea).
 
Para fazer o download gratuito da obra, clique aqui
 
Fonte: Br Journals (2021)
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