Muitos pais acreditam que o mal desempenho e as notas ruins dos filhos são causados pelo aprendizado das disciplinas. No entanto, em diversos casos, o problema está justamente na dificuldade de interpretação do aluno.
O estudante que possui dificuldade de interpretação demonstra problema em várias áreas. Um reforço escolar pode ser bastante benéfico para trabalhar em cima das principais dificuldades desse aluno. Entretanto, existe uma técnica que pode amenizar esse problema, chamada de Progressão de Leitura Tripla com Palavras-Chave. Dividido em três fases, esse método pode ser bem útil para alunos com dificuldade de interpretação.
- Primeira leitura: selecionando palavras-chave;
- Segunda leitura: descobrindo os conteúdos abordados;
- Terceira leitura: encontrando o X da questão.
Primeira leitura
Primeiramente, o importante é destacar e rescrever todas as palavras-chave ou frases-chave da questão ou do texto. Vale destacar, também, todas as informações fornecidas no enunciado.
Segunda leitura
Essa é a leitura mais importante. Portanto, é nela que o aluno esclarece quais os conteúdos que a questão ou o texto está abordando. Isso só ocorre por causa das palavras-chave destacadas na fase anterior.
Terceira leitura
Caso o aluno ainda não tenha encontrado a resposta que a questão está pedindo, a utilização da estratégia da vinculação e eliminação entra em ação. Então basta o estudante lembrar dos tópicos estudados do conteúdo abordado pela questão e eliminar os que já estão fornecidos. Os pontos que sobrarem são as possíveis perguntas e conclusões.
O processo parece longo e demorado, mas a partir do momento que o aluno incorpora de forma natural essa metodologia a velocidade de resolução aumenta. Como resultado, os estudantes passam a resolver as questões na segunda leitura ou até mesmo na primeira.
E aí, curtiu nosso texto sobre dificuldade de interpretação e a técnica de Progressão de Leitura Tripla, que pode auxiliar nesse problema? Então deixe seu comentário abaixo.
Fonte: EducaTech
Redes Sociais