Conheça o site da Faculdade de Geografia - Campus Ananindeua
Sobre o Curso
A Geografia é uma ciência (básica), fundamental para a compreensão da realidade social e da dinâmica ambiental, a partir dos estudos da relação sociedade/natureza, foco principal desta ciência. Uma das características fundamentais da produção acadêmica da Geografia nesta última década é a definição de abordagens que considerem as dimensões subjetivas e, portanto, singulares que os homens em sociedade estabelecem com a natureza. Essas dimensões são socialmente elaboradas, fruto das experiências individuais marcadas pela cultura na qual se encontram inseridas e resultam em diferentes percepções do espaço geográfico e sua construção. Concebe-se, portanto, que a atual tendência da Geografia é, essencialmente, a busca de explicações mais plurais, que promovam a interseção da Geografia com outros campos do saber, como a Antropologia, a Sociologia, a Biologia, as Ciências Políticas, por exemplo.
Segundo o parecer CES 492/2001, que define as diretrizes curriculares para os cursos de Geografia:
"A geografia vem evoluindo, nas últimas décadas, tanto pela introdução e aprofundamento de metodologias e tecnologias de representação do espaço (geoprocessamento e sistemas geográficos de informação, cartografia automatizada, sensoriamento remoto etc.) quanto no que concerne ao seu acervo teórico e metodológico em nível de pesquisa básica (campos novos ou renovados como geo-ecologia, teoria das redes geográficas, geografia cultural, geografia econômica, geografia política e recursos naturais, etc.), quanto em nível de pesquisa aplicada (planejamento e gestão ambiental, urbana e rural)” (p. 10)
Dessa forma, podemos inferir que essas transformações no campo dos conhecimentos geográficos vêm colocando desafios para a formação do professor nos ensinos fundamental, médio e superior. Portanto, a oferta do Curso de Licenciatura em Geografia no Campus de Ananindeua é de suma importância, pois visa contribuir com a formação de professores de Geografia, para atuar na educação básica. Neste sentido, o curso se desenvolve em turno integral e noturno.
O turno integral caracteriza por apresentar um total de 8 período, ocorrendo em caráter letivo intensivo, enquanto que o turno noturno que iniciará a partir de 2018, apresenta um total de 9 períodos, ocorrendo em caráter letivo extensivo. O acréscimo de um período a mais para o turno do noturno ocorre em função das necessidades e especificidades pedagógicas que o ensino noturno apresenta.
Redes Sociais