Projeto do ES cria delivery de livros para incentivar leitura durante a pandemia
Ação é promovida pelo Iema e tem o objetivo de dar continuidade ao projeto que já é realizado há dois anos com alunos da zona rural de Rio Novo do Sul.
Projeto dispõe de uma estante itinerante que abarca cerca de 50 livros de literatura infantil — Foto: Divulgação/Governo do ES
Para incentivar a leitura durante o período de distanciamento social em virtude da pandemia do novo coronavírus, o projeto "Biblioteca Itinerante" começou a oferecer uma nova modalidade de empréstimos no Espírito Santo, o delivery de livros.
A ação promovida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) tem o objetivo de dar continuidade ao projeto que já é realizado há dois anos com os alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Cachoeirinha, localizada no entorno da Unidade de Conservação (UC) Monumento Natural O Frade e a Freira (Monaff), na zona rural de Rio Novo do Sul.
O projeto, ativo no Monaff desde 2018, dispõe de uma estante itinerante que abarca cerca de 50 livros de literatura infantil. Essa estante fica na escola por 30 dias e conta com uma programação lúdica e entrega de materiais para os alunos.
Os objetivos são o incentivo à leitura e a promoção de informação ambiental, especialmente de conhecimentos voltados à conservação do Frade e a Freira e seu entorno.
Com a escola sem funcionar devido à pandemia do novo coronavírus, os servidores da UC estão levando os livros nas casas dos alunos.
Objetivos são o incentivo à leitura e a promoção de informação ambiental — Foto: Divulgação/Governo do ES
“A ideia do delivery surgiu como uma alternativa para manter o projeto em andamento e para fomentar a leitura durante os dias em casa”, contou a técnica em desenvolvimento ambiental e recursos hídricos do instituto, Janine Marta Scandiani.
O projeto é promovido pelo Iema, por meio do Monaff, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Rio Novo do Sul.
“A parceria junto à Secretaria de Educação do município foi fundamental para o sucesso da atividade. Ações como essa ajudam na sensibilização dos moradores do entorno quanto à proteção do Monaff, além de integrar a UC com a comunidade escolar, mesmo em tempos tão difíceis como esse que estamos passando frente à pandemia”, ressaltou Janine Scandiani.
Fonte: G1 Espiríto Santo
Redes Sociais