Podcast “Com Ciência Narrativa” compartilha produtos educacionais e práticas docentes na Amazônia
Ser professor é mais do que transmitir conhecimento, é também criar novas ideias para incentivar os alunos a vencer seus próprios limites. Criações essas que, na maioria das vezes, passam despercebidas até mesmo pela mídia. Por esse motivo, professores da Universidade Federal do Pará (UFPA) criaram o podcast “Com Ciência Narrativa”, que procura dar “voz e luz” a professores da Amazônia Brasileira, divulgando suas produções/produtos educacionais sobre ciências, fundamentados em suas próprias narrativas, compartilhando modos de ser e fazer docência.
No ar desde 1º de julho, o podcast visa estabelecer um meio de divulgação de amplo alcance e de fácil acesso sobre as produções educacionais no ensino de ciências na Amazônia Legal. De acordo com o aluno de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, Matheus Leão Mota, o projeto também procura discutir temas relativos às práticas pedagógicas e aos produtos educacionais elaborados e utilizados nas aulas em que os professores atuam e, ainda, como a ciência se relaciona com sua história de vida a partir de suas próprias narrativas.
"Isto porque consideramos que o esforço pessoal de narrar fatos e acontecimentos passados, com o olhar do presente (certa trajetória de vida e formação), que entrecruzam a ciência contribui para uma tomada de consciência do professor narrador. Cunha (1997) ajuda-nos a considerar que as pessoas, ao relatarem suas experiências vivenciadas, reconstroem a trajetória percorrida, dando-lhe novos significados", afirma.
Podcast - A apresentação dos episódios será conduzida pelos professores Matheus Leão Mota e Iris Caroline dos Santos Rodrigues, alunos do PPGDOC da UFPA. Os episódios serão lançados mensalmente, propondo, em cada temporada, um tema; e em cada episódio, um subtema relacionado ao ensino de ciências, considerando aspectos em torno dos conhecimentos científico e pedagógico que envolvem a docência. Também compõem a equipe do projeto os professores Wellington, France Fraiha e David Gentil.
A primeira temporada, com o tema “Tecnologias no Ensino de Ciências”, tema bastante atual diante dos tempos de pandemia, irá contar com seis episódios, os quais terão como subtemas: Robótica Pedagógica; Letramento em Programação; Realidade Virtual e Realidade Aumentada; Jogos Educativos Digitais; Objetos Digitais de Aprendizagem e Ambientes Virtuais de Aprendizagem.
Programação cultural – Em cada episódio, serão convidados dois ou mais profissionais para a discussão do subtema selecionado para o episódio. Um professor apresentará sua narrativa sobre sua prática docente com uso de determinado produto educacional, e outro professor especialista contribuirá para o debate, compartilhando conhecimentos específicos da área.
Na abertura e no encerramento dos episódios, serão apresentados ritmos amazônicos compostos pelo professor e músico Matheus Leão, em parceria com outros compositores. Na primeira temporada, a música escolhida se inspira na “Guitarrada”, gênero musical instrumental paraense. A música é composta por Gilber T., Matheus Leão, Jan Santoro e Ismael Rodrigues.
"É importante destacar que o projeto procura dar voz e valorizar o trabalho de professores e professoras, convidando profissionais atuantes tanto na região urbana quanto nas regiões rurais da Amazônia brasileira, mesmo aquelas de difícil acesso. A intenção é que, em cada episódio, sejam apresentadas narrativas tanto de professores da educação básica quanto de professores das universidades (formadores de professores), buscando aproximação entre universidade e escola, no contexto da formação de professores de Ciências", esclarece Matheus Leão Mota.
Aos interessados, o podcast já está disponível nas principais plataformas de streaming: Anchor, Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Youtube, Castbox, Overcast, RadioPublic e Breaker. Para acessar, basta entrar no link e escolher a plataforma preferida, ou entrar diretamente pelo site oficial do projeto.
Texto: Gilberto Moura - Assessoria de Comunicação da UFPA.
Arte: Divulgação
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