A ação faz parte do projeto Revita Bibliotecas, uma iniciativa que propõe ativar, revitalizar, modernizar e ressignificar bibliotecas públicas de Mato Grosso. O projeto teve início com o mapeamento e diagnósticos situacionais dos aparelhos culturais, e, a partir desses dados, norteia atividades, como estruturação dos espaços, melhoria do acesso à informação, engajamento e inclusão da comunidade local em suas atividades.
Os três equipamentos aos quais a coordenadora se refere são as bibliotecas públicas municipais Antídia Coutinho, em Araguaiana, Sebastiana Falone, em Cocalinho e Aquarela, em Salto do Céu. Nesses municípios, a equipe do SEBP/MT se reunirá com os prefeitos para iniciar a execução das revitalizações dos equipamentos culturais, resultado da premiação no Concurso de Ajudas do Programa Ibero-Americano de Bibliotecas Públicas, Iberbibliotecas.
O roteiro de atividades inclui a inauguração dos pontos de leituras do projeto Gelotecas, em Canarana, e entrega de 1057 livros para atualização do acervo de duas bibliotecas e seis pontos de leituras, em Nova Xavantina e Canarana.
Confira a rota de visitas:
08 a 18 de setembro: Araguaiana, Canarana, Cocalinho, Nova Xavantina, Primavera do Leste, Campo Verde e Chapada dos Guimarães.
23 e 24 de setembro: Salto do Céu
O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso
O Sistema Estadual integra as bibliotecas públicas existentes em Mato Grosso. Hoje, a rede é composta por 154 unidades, sendo 142 municipais, 11 comunitárias e uma estadual, a Biblioteca Estevão de Mendonça, em Cuiabá.
A coordenação técnico-administrativa atua na integração das bibliotecas públicas, assessoria aos municípios para implantação e modernização dos espaços, capacitações das equipes, apoio na atualização dos acervos e em projetos diversos, dentre outras ações.
Em Mato Grosso, o SEBP/MT é coordenado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).
Fonte: Minuto MT
Redes Sociais