Biblioteca pública com design moderno é inaugurada na Noruega
Quando pensamos em bibliotecas públicas, é comum que a imagem que venha à cabeça seja de um espaço estreito e repleto de prateleiras com livros. Em contrapartida, a nova biblioteca principal de Oslo, capital da Noruega, ganhou um projeto moderno e espaçoso. O espaço, projetado pelo estúdio Atelier Oslo em parceria com a Lundhagem, foi inaugurado neste mês após 11 anos em desenvolvimento.
Com um conceito baseado na criação de um espaço amplo e contínuo, a biblioteca possui 13.470 m² que estão divididos em seis andares. O interior do espaço, projetado em colaboração com a empresa de design AS Scenario Interiørarkitekter, combina um teto de concreto aparente com prateleiras pretas e iluminação natural.
Além disso, escadas rolantes conectam os pisos superiores com a parte central do local. Na parte externa, a Deichman Bjørvika, como é chamado o edifício, mistura paredes translúcidas com janelas de vidro. A combinação reforça a aparência moderna e elegante do local.
Além dos livros e dos ambientes destinados à leitura, a biblioteca possui instalações interativas para as crianças, restaurantes e espaços para trabalho e estudo. Já para quem quer aprender um novo instrumento musical, há um local com instrumentos e filmes que ensinam a tocá-los.
A artista escocesa Katie Peterson também ganhou uma sala exclusiva na biblioteca para o desenvolvimento de um projeto. Com uma proposta futurística, a iniciativa levará 100 anos para ser finalizada. A cada ano um escritor contribuirá com um texto que será mantido em sigilo até a data de exibição.
A biblioteca, que pretende receber dois milhões de visitantes por ano, está operando com capacidade reduzida por conta da pandemia. O projeto permite a circulação de até 3.000 pessoas ao mesmo tempo, no entanto, o número agora foi reduzido para 1.000.
Fonte: Casa Vogue
Redes Sociais