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8 Dicas de como fazer pesquisa científica em tempos de home office

  • Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 13h03
  • Última atualização em Quarta, 10 de Junho de 2020, 13h17
  • Acessos: 1700

As aulas foram suspensas e o mundo está totalmente voltado para o combate do COVID-19. Apesar disso, muitos estudantes estão correndo contra o tempo para cumprir com os prazos do trabalho de conclusão de curso. A boa notícia é que a pesquisa científica pode continuar em casa, desde que receba os devidos ajustes.

Conselhos para fazer pesquisa científica em home office

A pesquisa científica deve ser adaptada em home office.

1 – Leia artigos e bons livros

Passe um bom tempo navegando por bases de dados confiáveis, como Google Acadêmico e Scielo. Desse modo, você encontra livros e artigos científicos que falam sobre o seu tema de TCC. 

Quando chegar o momento de fazer a redação científica, você só precisa consultar as fichas e “amarrar” as ideias. É assim que se constrói um bom embasamento teórico no trabalho de conclusão de curso. 

2 – Repense os métodos de pesquisa

Se você pretendia fazer uma pesquisa que envolvia observação, é melhor repensar esse procedimento. Não é o melhor momento para se socializar e se expor ao risco de contágio e transmissão.

Ao invés de fazer observações, vale a pena buscar outros recursos eficazes mediados por tecnologia, como é o caso das entrevistas e questionários.

3 – Use questionários digitais

No caso de uma pesquisa quantitativa, você pode coletar dados aplicando questionários digitais. Existem várias ferramentas úteis nesse sentido, como é o caso do Google Forms. Esse recurso é tão completo que transforma as informações dos respondentes em gráficos que podem ser usados para ilustrar o seu trabalho. 

Não basta apenas criar o questionário, você também precisa encontrar meios de fazer com que ele chegue até a amostra. Tome nota sobre as seguintes questões:

  • Quais redes sociais serão usadas para compartilhar o questionário?
  • Qual o tipo de abordagem e qual frequência?
  • Quais são os contatos que podem ajudar o questionário chegar até a amostra?
  • Se a amostra não for atingida, o que pode ser feito?

Avaliando todas as etapas e calculando todos os riscos, fica mais fácil dar conta da coleta de dados.

4 – Faça entrevistas por videoconferência

Numa pesquisa científica com abordagem qualitativa, a entrevista é utilizada como principal instrumento para a coleta de informações. Contudo, em tempos de pandemia, não dá para encontrar o entrevistado pessoalmente.

Organize um roteiro com perguntas que serão realizadas no bate-papo. Além disso, escolha um lugar silencioso e teste o programa de videoconferência.  Outro ponto importante é pedir permissão ao entrevistado para gravar a entrevista.

Ao finalizar a videoconferência, faça a transcrição do conteúdo gravado e dê o primeiro passo no trabalho de interpretação dos dados qualitativos. 

5 – Prepare-se para imprevistos

Nem todo mundo está disponível simplesmente pelo fato de estar trabalhando em casa. Portanto, esteja preparado para lidar com respostas negativas para entrevistas. 

Ao invés de se desesperar, tenha um plano B em mente. A dica é montar uma lista com os nomes de possíveis entrevistados, com informações para contato. Outro ponto importante é estabelecer um período para finalizar a coleta de dados. 

6 – Busque pessoas para entrevistar nas redes sociais

Use as redes sociais para entrar em contato com possíveis entrevistados. Tanto o Facebook quanto o LinkedIn são úteis nesse sentido. E vale a pena observar outros elementos nesses canais de comunicação – são muitos perfis, depoimentos e narrativas que podem contribuir de alguma forma com o seu trabalho. 

7 – Faça videochamadas com o orientador

orientador é peça chave para qualquer trabalho de conclusão de curso. É ele quem esclarece as dúvidas, faz sugestões de melhorias e até indica referências. Para tornar a comunicação possível em tempos de isolamento, marque pelo menos uma reunião por videochamada a cada 15 dias. 

8 – Compartilhe os arquivos

Depois de produzir uma parte do trabalho, você pode compartilhar o arquivo com o orientador via Google Drive e pedir para ele realizar as correções. O compartilhamento de arquivos por nuvem também é um serviço útil no caso de TCC em grupo.

Faça pequenas entregas conforme determina o seu cronograma, pois assim fica mais fácil adequar a pesquisa às recomendações do orientador. 


Isabella Moretti - Formada em Publicidade e Propaganda, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira.
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