UFPA cria Plantão Psicológico para atender estudantes em vulnerabilidade emocional
Com o objetivo de cuidar do bem-estar e da saúde mental dos estudantes, a Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST), criou o serviço de Plantão Psicológico para atender alunos em situação de vulnerabilidade emocional. O plantão iniciou suas atividades hoje, terça-feira, 07 de janeiro de 2020, e vai funcionar todas as terças e quintas, no segundo andar da Biblioteca Central, nos horários das 8h às 12h e das 13h às 17h.
O plantão é um serviço de escuta e orientação individual destinado a acolher o estudante no momento em que se encontra com alguma fragilidade pontual para que possa compreender melhor as dificuldades e buscar outras opções de acompanhamento para a promoção da saúde mental.
A equipe do plantão é composta por estagiários e uma professora da faculdade de Psicologia da UFPA, que vai supervisionar os trabalhos, e por profissionais de Psicologia da SAEST.
Quem pode procurar o Plantão - O serviço está disponível para todo estudante da UFPA que sinta que aspectos emocionais da vida estão dificultando o cotidiano e deseje compartilhar com pessoas preparadas e qualificadas para escutá-lo.
Para ser atendido, o estudante não precisa realizar inscrição prévia, basta comparecer nos horários de funcionamento do plantão e levar comprovante de matrícula e documento de identificação. Será mantido o sigilo da identidade dos alunos que procurarem o serviço.
O plantão psicológico é um projeto integrante de um conjunto de ações de Assistência Estudantil desenvolvidas pela Universidade Federal do Pará, para garantir a permanência e inclusão dos alunos em situação de vulnerabilidade para que possam concluir o curso com boa qualidade de vida.
Serviço:
Plantão Psicológico da UFPA
Funcionamento: às terças e quintas, das 08h30 às 12h e das 13h às 17h
Local: Segundo andar da Biblioteca Central
Acesse Rede de Apoio à Saúde Mental na UFPA
Texto e arte: Assessoria Saest
Redes Sociais