Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Últimas Notícias > Faculdade de Nutrição da UFPA oferece educação alimentar para portadores de diabetes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Faculdade de Nutrição da UFPA oferece educação alimentar para portadores de diabetes

  • Publicado: Quarta, 16 de Janeiro de 2019, 13h15
  • Última atualização em Sexta, 25 de Janeiro de 2019, 14h18
  • Acessos: 1107

A Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal do Pará (UFPA) possui o Projeto “Educação Alimentar e Nutricional para Pessoas com Diabetes Mellitus Tipo 1”. O programa, contemplado pelo Edital Navega Saberes 2018, da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, tem como objetivo promover educação alimentar e nutricional para crianças, adolescentes e adultos portadores de Diabetes Mellitus tipo 1, auxiliando na adesão à dieta e na prevenção de complicações metabólicas.

O projeto possui oficinas de educação alimentar e nutricional, e culinária para crianças e adolescentes, além de capacitação de profissionais e estudantes de Nutrição em contagem de carboidratos e gibis educativos sobre alimentação saudável para crianças portadoras da doença.

Projeto Educação Alimentar 3Segundo a professora Daniela Gomes, coordenadora do projeto, a educação dos pacientes sobre o tratamento é fundamental, pois a Diabetes Mellitus tipo 1 é uma doença crônica, que predispõe o paciente a diversas complicações decorrentes da hiperglicemia e da hipoglicemia.

“A dieta é um dos aspectos mais desafiadores de todo o tratamento, pois, além de algumas substituições necessárias, há muitos mitos e tabus alimentares envolvidos que podem prejudicar a adesão do paciente ao tratamento nutricional”, explica Daniela Gomes.

Atualmente, o projeto está trabalhando apenas pacientes com Diabetes do tipo 1. A expectativa é que, a partir de agosto de 2019, o projeto possa ampliar o atendimento e realizar ações também para pacientes com Diabetes Mellitus tipo 2.

Projeto Educação Alimentar 1Como funciona - Os pacientes são captados, de forma contínua, por meio de divulgação do projeto em redes sociais e na sala de espera do ambulatório de endocrinologia do Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB). As oficinas são agendadas de acordo com a disponibilidade dos pacientes e da equipe.

Também são divulgados textos educativos no Instagram e no Facebook do projeto. Interessados em participar podem entrar em contato por meio das redes sociais, e-mail gedia.ufpa@gmail.com ou telefone (91) 98155-0828 (Aline) para realizar agendamento. Os atendimentos são feitos às terças, das 14h às 17h, e às sextas, das 8h30 às 12h.

Texto: Rafael Miyake – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página