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10 dicas para a produção de uma apresentação de slides nota 1.000

  • Publicado: Segunda, 15 de Julho de 2019, 13h32
  • Última atualização em Segunda, 15 de Julho de 2019, 13h32
  • Acessos: 1192
  1. Tenha domínio do assunto a ser apresentado: sim, em primeiro lugar, antes de iniciar a confecção dos slides propriamente dita é necessário que você possua domínio sobre o assunto a ser tratado. Provavelmente você ou seu grupo irão produzir um trabalho escrito para ser entregue no dia da apresentação então, este trabalho escrito será seu guia. Lance as informações nos slides conforme elas aparecem no texto, pois assim, será possível manter uma ordem lógica do assunto e o conteúdo fazer sentido para você e para todos aqueles que estiverem assistindo sua apresentação.
  2. Evite textos longos ou qualquer tipo de poluição visual: você não acha chato quando o professor resolve “colocar o livro” nos slides da aula? Então, é a mesma coisa. Os slides são utilizados de forma errônea por muitas pessoas que acreditam que quanto mais conteúdo a ser exposto melhor, mas quem está vendo sua apresentação estará mais interessado em ouvir você e aprender sobre os seus conhecimentos que ler o que está escrito. Muito texto força a visão e faz pessoas rejeitarem as informações naturalmente. Da mesma forma, a utilização de muitas imagens sem critérios de organização fazem com que os slides fiquem “poluídos” e a sua mensagem não seja tão agradável ou clara quanto gostaria.
  3. Maneire nas transições e efeitos: estamos em um ambiente sério e focado no conteúdo a ser tratado, portanto, transições malucas, texto subindo frase por frase e animações a todo o tempo não atraem que está em um ambiente escolar esperando aprender alguma coisa com o seu conteúdo. Este tipo de recurso retira a atenção e não agrega valor. Você pode até utilizar transições, mas, com moderação e estilos simples.
  4. Cuidado com as cores: não é preciso ser expert em cores para compreender que algumas são completamente intragáveis em uma apresentação de slides. Se você utilizar o PowerPoint, terá diversos modelos para escolher e fazer uma boa apresentação com base nos padrões do programa. Mas, é interessante saber que algumas combinações, mesmo que fiquem legais a um primeiro momento, quando passadas para o telão da sua sala podem não ser tão boas. Portanto, evite utilizar cores contrastantes como vermelho e preto, preto e verde, azul e branco, azul e vermelho, laranja e vermelho, por exemplo. O fundo precisa ter harmonia com o resto da composição. Minha sugestão é a utilização de cores neutras tanto ao fundo quando nas fontes. Cores como cinza e preto ou azul e preto combinam bem e passam a sensação de bem estar para sua plateia.
  5. Evite apresentações muito longas ou curtas demais: geralmente as apresentações de trabalho duram de 20 a 30 minutos e é de suma importância que você planeje bem sua produção de slides para que o tempo não seja extrapolado. Imagine que chato fazer um trabalho muito longo e deixar as pessoas “presas” na sala no horário do intervalo apenas porque você ainda está falando? E se acabar cedo demais? E se você falar pouco e as informações não fizerem sentido? Por isso o planejamento. Faça os slides com calma e considerando os pontos mais importantes e depois apresente para alguém de sua casa como uma forma de treino, não se esqueça de marcar o tempo da apresentação. Programe-se!
  6. Não fique apenas lendo as informações contidas nos slides: existe coisa mais incomoda que uma pessoa que apenas lê as informações contidas nos slides? Pois é. Sua apresentação não pode ser assim. Por isso a minha primeira dica foi conhecer o conteúdo e a segunda foi justamente evitar textos longos. Para ler o slide você irá precisar se posicionar de costas para sua plateia ou com a cabeça baixa para enxergar o computador. Por isso, de posse do conteúdo necessário, esquematize apenas tópicos de assuntos para que você se lembre da forma como deverá abordar cada um. Mas, faça isso apenas como um lembrete e não uma “cola” propriamente dita. Se for utilizar gráficos e tabelas, cuide para que eles estejam legíveis e explique com propriedade cada um também.
  7. Se for utilizar um vídeo na apresentação, cuidado com o tempo de duração dele: o vídeo ainda tem uma particularidade: muitas pessoas não sabem que o PowerPoint permite que vídeos sejam adicionados aos slides assim como as fotos o são. Isso gera um certo problema, porque essas pessoas, quando querem utilizar um vídeo, saem do programa de apresentação de slides e abrem o vídeo em outro programa no computador. Isso gera uma quebra de expectativa para quem está vendo a apresentação. Ao adicionar o vídeo aos slides, ele aparece quando você o estiver programado para aparecer e abre em apenas um clique dentro da tela que você já está. Assim, sua apresentação fica mais harmoniosa. Mas, de um modo geral, o vídeo não pode ser longo. Considero boa uma tolerância de até 5 minutos de duração, não mais que isso. O vídeo no trabalho é para complementar uma informação e não para apresentar o trabalho por você.
  8. Cuidado com a iluminação do ambiente: já vi pessoas que apagaram todas as luzes da sala e a tela ficou com muito brilho e outras pessoas não apagaram nenhuma luz e a tela ficou quase imperceptível. O melhor é que haja um equilíbrio aí. A maioria das salas possui três pontos de iluminação: na frente do quadro, no meio da sala e no fundo da sala. Tente equilibrar a iluminação deixando algumas luzes acesas e outras apagadas. Poderá deixar, por exemplo, as luzes do meio da sala acesas e o restante apagado, isso depende da estrutura da sala. Quando isso não for possível, feche as cortinas e portas e mantenha as luzes acesas, em ultimo caso, se a tela ainda não estiver nítida, apague as luzes. Digo isso também, porque alguns colegas podem querer anotar alguma informação que você está passando e com as luzes apagadas isso se torna praticamente impossível. Por isso, apagaria apenas em ultimo caso.
  9. Verifique o funcionamento do áudio da sala e do computador antes de começar: nada mais perturbador que deixar para se preocupar com a parte técnica da apresentação no momento da mesma, correto? Sim, se forem várias apresentações no mesmo dia, é provável que cada grupo leve o seu próprio notebook e a cada apresentação, um novo será conectado. Nestes momentos, é comum o plug demorar a ser encaixado ou o áudio não funcionar de imediato. Por isso, sempre que possível, chegue antes de sua apresentação, se ela for a primeira antes da aula ou depois do intervalo e já vá preparando o seu material. Assim, os problemas poderão ser resolvidos antes que a turma toda esteja reunida para sua apresentação e seu nervosismo não fique maior.
  10. Não se esqueça das normas da ABNT: em todo e qualquer trabalho devemos respeitar as normas da ABNT e na utilização de slides para apresentação de trabalhos isto não é diferente. Respeite as regras para citações, sejam elas diretas ou indiretas, referencie o seu material ao final do trabalho e tente manter certa coerência visual no que diz respeito a fontes e seu tamanho. Claro que não há como fazer slides com fonte tamanho 12, mas eu costumo utilizar muito a arial e a times para manter a formalidade do trabalho. Lembre-se que você está inserido em uma comunidade acadêmica e deve agir como tal.

Fontehttps://administradores.com.br/artigos/10-dicas-para-a-producao-de-uma-apresentacao-de-slides-nota-1-000

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