O 1º Congresso Pan-Amazônico dos Professores de Língua, Linguagem e Literatura da Educação Básica (1º Cllimaz) e o 2º Encontro dos Egressos do ProfLetras da Universidade Federal do Pará (2º Letrasvivaz) iniciam-se na próxima terça-feira, 24 de setembro de 2024, a partir das 9h, no Centro de Convenções Benedito Nunes. Estarão presentes à sessão de abertura o reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Emmanuel Tourinho; o vice-reitor Gilmar Pereira da Silva; o presidente do 1º Cllimaz e do 2º Letrasvivaz, professor Marcos André da Cunha; a diretora do Instituto de Letras e Comunicação (ILC/UFPA), professora Tânia Maria Sarmento-Pantoja; a coordenadora nacional do Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), professora Maria da Penha (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN). São esperadas aproximadamente 800 pessoas ao longo do evento, que se estende até sexta-feira, 27 de setembro.
Segundo o professor Marcos Cunha, além de uma ampla programação cultural, o objetivo do 1º Cllimaz é promover a interlocução entre os diferentes profissionais da educação básica, pensar o ensino da linguagem para além da gramática tradicional e das variantes prestigiadas da língua portuguesa. “Estimularemos a relação com a educação superior para discutir o ensino de língua, linguagem e literatura como ações de valorização humana dos sujeitos e de suas espacialidades pan-amazônicas. Vamos propor políticas de ensino comprometidas com a ecologia e a sustentabilidade, enfatizando a importância da inclusão social, étnica, cultural, artística e escolar, bem como combater as diferenças regionais”, afirma.
Já o 2º Letrasvivaz viabiliza a formação continuada dos docentes da rede pública fundamental e básica a que se propõe o Programa de Mestrado Profissional. O Profletras é constituído por 42 universidades públicas no Brasil e funciona em 49 unidades, o que fortalece a Universidade como instituição engajada na formação permanente em educação básica na Pan-Amazônia. Em mais de 10 anos de existência, mais de 4,1 mil professores alcançaram títulos de mestres em Língua Portuguesa. “Na Pós-Graduação em Letras, 114 mestres obtiveram seus títulos na UFPA”, comenta Marcos.
Os eventos terão 14 grupos temáticos relacionando a importância do ensino com a escrita, a língua, o discurso, a literatura, a linguagem, os gêneros literários, a gramática, as línguas de sinais, a tradução, a interpretação de línguas, a decolonialidade, a produção cultural, a oralidade, os gêneros, o texto e a variação linguística, entre outros. Desses grupos sairão propostas para serem apresentadas e encaminhadas para os gestores da Educação. Participam dos eventos convidados do Chile, do Peru e da Colômbia e 22 especialistas, mestres e doutores de várias regiões do Brasil. Segundo o professor Welton Diego Lavareda, da Coordenação-Geral do 1º Cllimaz e do 2º Letrasvivaz, a estrutura do 1º Cllimaz e do 2º Letrasvivaz soma-se aos esforços nacionais e internacionais de preservação da natureza e do ser humano, em que a educação básica é ferramenta estratégica para assegurar a formação consciente das novas, presentes e futuras gerações. “A educação é um princípio constitucional e um ato político decisivo para a construção de um novo projeto de desenvolvimento sustentável dentro das salas de aula e das moradias, nos bairros, nas vilas, nas aldeias indígenas, nos quilombos, nas comunidades ribeirinhas, nos centros periurbanos, urbanos e em defesa da sobrevivência do planeta e da vida”, afirma.
Redes Sociais