Para quem quiser ingressar em um mestrado, oito programas de pós-graduação da Universidade Federal do Pará seguem com inscrições abertas ainda neste mês de setembro, somando, ao todo, 146 vagas ofertadas. Em Belém, há oportunidades nas áreas de Química Medicinal e Modelagem Molecular, Farmacologia e Bioquímica, Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, Antropologia, Engenharia Sanitária e Ambiental, Ciências Farmacêuticas e Sociologia. Já no Campus Altamira, os candidatos podem se inscrever para Estudos em Etnodiversidade.
Com o prazo de inscrição encerrando já no próximo dia 10 de setembro, o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Bioquímica (PPG FARMABIO), do Instituto de Ciências Biológicas, disponibiliza 15 (quinze) vagas para o Curso de Mestrado na área de Farmacologia e Bioquímica. As inscrições, acompanhadas da documentação especificada, devem ser enviadas, exclusivamente via Sigaa, pelo link disponível no edital. Não haverá taxa de inscrição neste processo seletivo.
Outro PPG que também encerrará as inscrições na próxima semana é o Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA/UFPA), que tem 23 vagas abertas para o seu Curso de Mestrado, para ingresso no ano letivo de 2025. As inscrições para esse processo seletivo são efetuadas exclusivamente via internet, até o dia 13 de setembro de 2024, no Sigaa.
Com o edital aberto para a seleção ao Curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento, o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU/NAEA/UFPA) oferta até 24 vagas, distribuídas entre as seguintes linhas de pesquisa: Desenvolvimento Econômico, Regional e Agrário; Estado, Instituições, Planejamento e Políticas Públicas; Gestão de Recursos Naturais e Sociedade, Urbanização e Estudos Populacionais. As inscrições devem ser realizadas apenas pelo Sigaa, e a turma está prevista para iniciar no 1º semestre de 2025.
Por sua vez, o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA) está com inscrições abertas até o dia 22 de setembro. A seleção será realizada, de forma híbrida, em três fases: Prova Escrita, presencial em Belém; Entrevista, via aplicativo Google Meet; e Análise do Projeto e do Currículo Lattes. Para mais informações, acesse a página do PPGSA.
Para os interessados, o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (PPGESA), vinculado ao Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (Itec/UFPA), está com inscrições abertas para o preenchimento de 30 (trinta) vagas para o Curso de Mestrado Profissional em Engenharia Sanitária e Ambiental, para ingresso em 2024. A inscrição no processo seletivo segue aberta até o dia 27 de setembro e ocorre em duas etapas complementares: preenchimento do formulário on-line de solicitação de inscrição e recolhimento da taxa de inscrição no valor de R$200 (duzentos reais).
O Programa de Pós-Graduação em Química Medicinal e Modelagem Molecular (PPGQM3), do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro, para o preenchimento de 19 (dezenove) vagas, com ingresso no segundo semestre letivo de 2024. As inscrições estão no valor de 150 reais e devem ser efetivadas mediante preenchimento e envio eletrônico do formulário de inscrição disponível no Sigaa da UFPA.
Além desses PPG, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas, do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, também vai iniciar o prazo para inscrições para a sua turma de 2025 do Mestrado em Ciências Farmacêuticas já nos próximos dias. As inscrições devem ser realizadas entre os dias 9 e 30 de setembro, também via Sigaa. A taxa de inscrição está fixada no valor de R$120 (cento e vinte reais) e deve ser paga via emissão de boleto a ser solicitado na página de cursos da Fadesp.
Campus Altamira – O Programa de Pós-Graduação em Estudos em Etnodiversidade (PPGEtno), do Campus Universitário de Altamira, também está com edital aberto para ingresso na turma 2025 do Mestrado Acadêmico em Estudos em Etnodiversidade. O mestrado dispõe de 15 vagas e as inscrições ficarão abertas até o dia 16 de setembro, via Sigaa.
Redes Sociais