Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Últimas Notícias > Semana da(o) Caloura(o) 2024 será realizada nos dias 14 e 15 de março
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Semana da(o) Caloura(o) 2024 será realizada nos dias 14 e 15 de março

  • Publicado: Quinta, 07 de Março de 2024, 13h09
  • Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 13h12
  • Acessos: 234
Card com fundo branco. No centro, em destaque, está escrito, nas cores vermelha, verde e amarela: Semana da(o) Caloura(o) 2024. Ciência e Educação para o Futuro da Amazônia. Abaixo, a data 14 e 15 de março. No canto inferior direito está o brasão da UFPA. Detalhes de formas geométricas coloridas também compõem a imagem.

 

Chegou a hora de dar as boas-vindas às(aos) novas(os) estudantes da Universidade Federal do Pará. No próximo dia 14, a UFPA dará início à programação da Semana da(o) Caloura(o), realizada com o intuito de apresentar a Universidade e alguns de seus setores para as(os) novas(os) discentes, por meio do compartilhamento de orientações, realização de debates e programação cultural. A expectativa é que mais de 7 mil estudantes participem, presencialmente ou virtualmente, da programação em todos os 12 campi espalhados pelo estado.

Programada para os dias 14 e 15 de março, a Semana da(o) Caloura(o) 2024 terá como temática “Ciência e Educação para o Futuro da Amazônia”. Esse tema será abordado na conferência de abertura pelo professor convidado Alan Alves Brito, membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que desenvolve pesquisas que focam em questões variadas de Astronomia/Física/Astrofísica, Educação e Divulgação em Ciências, muitas delas envolvendo também questões étnico-raciais e de gênero nas ciências exatas.

Além da conferência, as(os) calouras(os) também vão acompanhar a apresentação e pronunciamento da Administração Superior da UFPA, das representações estudantis e das equipes da Superintendência de Assistência Estudantil da UFPA (SAEST) e da Assessoria de Diversidade e Inclusão Social (ADIS), para informar sobre os caminhos a serem percorridos dentro da universidade. Haverá também a apresentação da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), evento de grande importância para a Ciência nacional que será realizado de 7 a 13 de julho deste ano, no Campus Guamá, Belém.

A programação do dia 14 está reservada para as (os) calouras (os) dos Institutos Ciências da Arte (ICA), de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), de Ciências Jurídicas (ICJ), de Ciências Médicas (ICM), Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF), de Ciências da Saúde (ICS) e de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA); e no dia 15 para as(os) classificadas(os) em cursos dos institutos de Ciências Biológicas (ICB), de Ciências da Educação (ICED), de Educação Matemática e Científica (IEMCI), de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), de Geociências (IG), Letras e Comunicação (ILC) e de Tecnologia (ITEC). O encerramento de ambos os dias contará com apresentações culturais de grupos da Escola de Música da UFPA (EMUFPA).

Organizada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), a Semana da(o) Caloura(o) será realizada no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), no Campus Guamá em Belém, será acessibilizado em Libras e audiodescrição e terá transmissão ao vivo pelo Canal UFPA Oficial no YouTube

Coleta Seletiva Solidária – Durante a Semana da(o) Caloura(o), o tradicional Projeto Trote Solidário irá coletar os materiais usados pelas(os) calouras(os) durante os estudos, tais como cadernos, papeis, livros, apostilas etc. O ponto de arrecadação será no estacionamento ao lado do CEBN, do dia 11 ao dia 15 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h (dia 15 somente pela manhã).

A ação socioambiental realizada pela UFPA desde 2012 objetiva despertar nas(os) calouras(os) consciência ambiental e, em especial, a importância da coleta seletiva. Na última Semana da(o) Caloura(o), realizada em 2023, o projeto conseguiu coletar 2.529 Kg de materiais que foram encaminhados para a Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA).

Doação de sangue e medula –  Assim como nos últimos anos, a campanha da UFPA em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) para a captação de doadores de sangue e medula óssea também fará parte da programação oficial do dia 15 de março. Quem desejar se tornar doador, pode procurar a Unidade Móvel do Hemopa, que estará estacionada nas proximidades do CEBN, das 8h às 16h.

Todas(os) as(os) doadoras(es) de sangue devem estar alimentadas(os), pesar mais de 50 quilos, apresentar bom estado de saúde, não ter apresentado sintomas de gripe/resfriado por 10 dias, e ter um documento de identificação original com foto. Menores de 16 anos de idade devem ter autorização das(os) responsáveis.

Já para se cadastrar para doação de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico, algumas complicações de saúde não são impeditivas para doação, sendo analisado caso a caso, para o cadastro, será colhida uma amostra de sangue (5ml) para realização do teste de compatibilidade (HLA).

Visita orientada à Biblioteca Central – Novidade deste ano, a visita à Biblioteca Central (BC) tem como objetivo recepcionar as(os) novas(os) usuárias(os) do Sistema de Bibliotecas da UFPA e apresentar os espaços de leitura e estudo da BC, além dos serviços e produtos oferecidos, como cadastro, empréstimo, reserva e renovação.  Serão prestadas, ainda, orientações quanto ao acesso do Portal de Periódicos da CAPES e demais acervos digitais. Haverá certificado de carga horária para quem participar e as inscrições devem ser realizadas durante os eventos. Confira a programação das Visitas Orientadas à BC aqui.

Serviço:
Semana da(o) Caloura(o) 2024 – “Ciência e Educação para o Futuro da Amazônia”
Data: de 14 a 15 de março de 2024
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) – Campus Guamá
Acesse a programação completa
Durante a Semana da(o) Caloura(o), os institutos e faculdades também realizam programações diversas que podem ser conferidas em suas respectivas páginas.

Texto - Nilmara Melo - Ascom UFPA (2024)

Arte - ASCOM UFPA (2024)

Tags: Amazônia, Educação, Semana da(o) Caloura(o). 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página