Exposição “Mulheres na Amazônia colonial” está disponível para visitação na Biblioteca Benedicto Monteiro
A mostra reúne colagens como forma de discutir a presença das personagens femininas na história da Amazônia entre os séculos XVI e XVIII. Também é uma crítica à falta de visibilidade das mulheres na História.
Os trabalhos foram produzidos pelas alunas e alunos da turma de 2022 da Faculdade de História do Campus Universitário de Ananindeua da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação do Professor Dr. Wesley Kettle.
Para a diretora da BBM, Cleide Dantas, a exposição também evidencia o relevante papel que a biblioteca ocupa na formação acadêmica dos alunos dentro das instituições de ensino, seja no apoio à pesquisa, desenvolvendo projetos de extensão, ou contribuindo com atividades pedagógicas.
Conforme explicou: “a convite do Prof. Wesley Ketlle, responsável pela disciplina ‘Sociedades Coloniais na Amazônia’, em junho deste ano, participei como avaliadora da produção artística da turma, em um movimento da biblioteca ir à sala de aula. Agora, é o inverso, a sala de aula vem à biblioteca, representando uma das inúmeras formas de utilização do espaço, que vão além do empréstimo e devolução de livros impressos; uma parceria que deu muito certo”.
Os trabalhos ficarão disponíveis para visitação até o final do mês de novembro de 2023 e o acesso é livre ao público em geral. Após este período, a exposição deverá passar por outras instituições.
Serviço: Exposição “Mulheres na Amazônia colonial”
Quando: de 24 de outubro a 30 de novembro de 2023.
Onde: Biblioteca Benedicto Monteiro – Campus Universitário de Ananindeua da UFPA
Acesso livre
Créditos da imagem: Narciso Alencar
Fonte - Biblioteca Benedicto Monteiro
Redes Sociais