SBPC – Belém vai sediar o maior evento de ciência da América Latina
Belém, a capital do Pará, irá sediar a 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), marcada para ocorrer em julho de 2024, na Universidade Federal do Pará. Trata-se do maior evento científico da América Latina, encontro que envolve universidades, centros de pesquisa e instituições que promovem o desenvolvimento e divulgação da ciência.
A escolha da UFPA para sediar a SBPC 2024 ocorreu em reunião do Conselho da Sociedade Científica, com aprovação unânime dos seus membros. O anúncio foi feito em abril deste ano, pelo reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho.
“Sendo a Amazônia um tema de interesse nos principais debates globais, é muito bom que o mais importante evento da comunidade científica brasileira e latino-americana retorne à região, com o protagonismo dos cientistas e das comunidades que aqui vivem e que conhecem em profundidade as múltiplas Amazônias. Para a UFPA, será uma honra e uma oportunidade excepcional de diálogo recepcionar a Reunião”, declarou o reitor Emmanuel Tourinho, na ocasião.
O encontro científico, antecede a Conferência das Nações Unidas Sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorrerá no início de 2025, também na cidade de Belém.
Sobre a SBPC
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no país.
Anualmente, a SBPC realiza diversos eventos, de caráter nacional e regional, com o objetivo de debater políticas públicas de C&T e difundir os avanços da ciência. Sua Reunião Anual é realizada desde 1949, ininterruptamente, e costuma envolver, em cada edição, em torno de 10 mil participantes.
Fonte - Com informações da Comunicação Institucional da UFPA, e da SBPC (2023, online).
Foto - Agência Belém
Redes Sociais