Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA realiza Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA realiza Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”

  • Publicado: Sexta, 19 de Agosto de 2022, 16h31
  • Última atualização em Sexta, 19 de Agosto de 2022, 16h31
  • Acessos: 473

Coloquio Saramago 100 anos topo para portal UFPA

De 22 a 24 de agosto de 2022, a Universidade Federal do Pará (UFPA) realizará o Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN), em Belém. O evento integra as celebrações do Centenário de José Saramago na UFPA e a programação oficial da Fundação José Saramago. A entrada será franca até o limite de lotação do auditório. Não haverá necessidade de inscrição prévia. O evento contará com acessibilidade em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O Colóquio reunirá em Belém convidados internacionais, nacionais e locais para discutir o legado de José Saramago, único escritor de língua portuguesa agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura.

A curadoria do evento é de Carlos Reis, professor catedrático da Universidade de Coimbra e comissário para o Centenário de José Saramago, com cocuradoria de Simone Neno e de Germana Sales, ambas da UFPA. Apoiam a iniciativa a Embaixada de Portugal no Brasil, o Vice-Consulado de Portugal em Belém, a Fundação José Saramago, o Camões - Instituto da Cooperação da Cultura e da Língua de Portugal, a Cátedra João Lúcio de Azevedo (Camões, I.P. | UFPA), a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) e o Grupo Paraense de Decoração (GPD).

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho, “O Colóquio Internacional será uma grande celebração da Literatura em língua portuguesa e do pensamento de José Saramago, um autor atento aos desafios do mundo contemporâneo na construção de sociedades justas, igualitárias e que respeitem os direitos humanos”.

Programação - A abertura do Colóquio ocorrerá às 16h no dia 22 de agosto, com apresentação da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, sob a regência do maestro Miguel Campos Neto e da maestra Cibelle Donza, com participação da solista Dayse Addario.

Na sequência, será composta a mesa oficial de abertura com as presenças do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho; do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; da vice-cônsul de Portugal em Belém, Maria Fernanda Pinheiro; da presidenta da Fundação José Saramago, Pilar del Río; e do curador do Colóquio, Carlos Reis.

A partir das 17h, haverá a conferência “José Saramago: a ficção como lugar de resistência”, proferida por Carlos Reis, com apresentação de Germana Sales, professora da UFPA e cocuradora do evento. No final do primeiro dia, também haverá o lançamento e sessão de autógrafos do livro Literatura e Compromisso. Textos de doutrina literária e de intervenção social, de José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis, coedição da Editora da UFPA (ed.ufpa) e da Fundação José Saramago.

No segundo dia do evento, 23 de agosto, os participantes poderão acompanhar, às 9h30, a palestra “Todos os Nomes: uma lição da nova história”, proferida por Teresa Cristina Cerdeira da Silva, professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com apresentação de Carlos Reis (Universidade de Coimbra/Fundação José Saramago).

A primeira mesa-redonda, às 10h30, com o título “Saramago para quê?”, será coordenada pela professora da UFPA, Juliana Maia de Queiroz, e reunirá especialistas nacionais e locais: Pedro Fernandes, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Maria Luiza Scher Pereira, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e Tânia Maria Pereira Sarmento-Pantoja, da UFPA.

No período da tarde, às 15h, a segunda mesa-redonda, “Leituras Plurais de Saramago”, coordenada pelo professor da UFPA, Fernando Maués, apresentará múltiplas perspectivas da obra de Saramago com as participações de Maria Lucilena Gonzaga, da UFPA; Mauro Dunder, da UFRN; Amarílis Tupiassú, da UFPA e da Universidade da Amazônia; e Aldrin Moura de Figueiredo, da UFPA.

Para encerrar o segundo dia do evento, Pilar del Río, presidenta da Fundação José Saramago, fará a conferência “Os sonhos de Saramago”, com a apresentação do reitor da UFPA, Emmanuel Zagury Tourinho. A conferência de Pilar será seguida do pré-lançamento nacional e sessão de autógrafos da edição brasileira do livro A intuição da ilha - os dias de José Saramago em Lanzarote, escrito durante a pandemia. A obra é uma publicação da Companhia das Letras. Além da autora, participará desse momento Luiz Schwarcz, fundador e diretor da Companhia das Letras.

No dia 24 de agosto, às 9h, haverá uma conversa com os editores Luiz Schwarcz, da Companhia das Letras, e Plinio Martins Filho, da Editora da Universidade de São Paulo (Edusp), com a mediação de Simone Neno, coordenadora editorial da e.ufpa e cocuradora do evento.

O encerramento ocorrerá às 11h com a conferência “A procura do outro: lições de cidadania ativa”, de Lilia Schwarcz, historiadora, antropóloga e professora sênior da Universidade de São Paulo (USP), com apresentação de Pilar del Río.

Celebração do livro - Ao longo dos três dias do Colóquio, no hall do CEBN, funcionará o estande da ed.ufpa, com venda de livros do catálogo da editora, incluindo coedições com a Fundação José Saramago, como Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo, que reúne textos de José Saramago sobre a sua trajetória literária, publicado pela primeira vez no Brasil pela Editora da UFPA em 2013; e Democracia e Universidade, que traz dois textos de José Saramago sobre democracia. Estarão disponíveis ainda Diálogos com José Saramago, de Carlos Reis, lançado em 2018 pela ed.ufpa, e o livro Literatura e Compromisso. Textos de doutrina literária e de intervenção social, de José Saramago, com seleção, introdução e notas de Carlos Reis, que será lançado durante o Colóquio.

Também poderão ser encontradas no estante da ed.ufpa obras de ou sobre José Saramago, publicados pela Companhia das Letras.

Como participar - Não é necessário realizar inscrição para participar do evento. A entrada é gratuita até a lotação do auditório, que tem capacidade para 926 pessoas. Quem tiver interesse em receber certificação de participação, com carga horária de 20 horas, será necessário fazer a inscrição no hall do CEBN, das 15h às 17h do dia 22 de agosto, e das 8h30 às 12h do dia 23 de agosto. A partir da inscrição, o(a) participante precisará assinar a lista de frequência, que estará disponível no hall do Centro de Eventos, sempre no início de cada turno da programação.

Centenário na UFPA - A UFPA lançou o hotsite centenariosaramago.ufpa.br, onde é possível encontrar, entre outros conteúdos, detalhes dos eventos comemorativos na instituição e o histórico dos diálogos estabelecidos pela Universidade com a Fundação José Saramago.

Além do Colóquio Internacional, será realizado, no Theatro da Paz, no dia 16 de novembro de 2022, data dos 100 anos de nascimento do homenageado, um concerto da Orquestra Sinfônica Altino Pimenta, da Escola de Música da UFPA, regida pelo maestro Miguel Campos Neto. Integrarão também o espetáculo a solista Dione Colares e o Coro Universitário da UFPA (Coruní), regido pela maestra Cristina Owtake, da Faculdde de Música da UFPA.

Serviço
Colóquio Internacional “José Saramago: palavra, pensamento, ação”

Período: 22 a 24 de agosto de 2022
Local: Centro de Eventos Benedito Nunes – Campus UFPA Belém
Acesse a programação.
Saiba mais sobre os convidados.
Entrada franca até a lotação do auditório.
Acessibilidade em Libras

Texto: Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA
Arte gráfica: Editora da UFPA

registrado em:
Fim do conteúdo da página