Telejornal produzido por alunos da UFPA apresenta os impactos da pandemia no ambiente acadêmico
Nesta sexta-feira (18), às 9h30, será lançado o Telejornal Apoena, produto elaborado por estudantes do Laboratório de Telejornalismo da Faculdade de Comunicação da UFPA (Facom). O telejornal destaca alguns dos principais impactos da pandemia no ambiente acadêmico na UFPA.
O mundo todo teve que se readaptar em virtude das complicações causadas pelo coronavírus. Contatos limitados e a perda de entes queridos foram alguns dos processos que ocorreram em vários territórios. Apesar do contexto de dificuldades, parte-se do princípio de que é possível olhar para esse cenário pandêmico de forma mais sensível, destacando as particularidades de diversos microespaços e os impactos por eles sofridos.
Foi seguindo este pensamento que, durante o Laboratório de Telejornalismo, os(as) discentes do curso de Jornalismo surgiram com a ideia de elaborar um produto com foco na comunidade universitária, levando em consideração o cenário pandêmico. “A turma toda abraçou a ideia, cada um tinha uma temática que queria tratar a respeito da pandemia na Universidade. Assim, em equipe, realizamos as apurações, entrevistamos várias pessoas, produzimos e editamos reportagens para o telejornal”, relata Rômulo Cardoso, um dos editores do projeto.
Com três blocos, o Telejornal Apoena revela o cenário de crise vivenciado pelos universitários, pelos docentes, pelos comerciantes do Campus Guamá, entre outros personagens frequentes neste espaço. Contar todas essas histórias só foi possível porque a equipe entendeu que, no coletivo, todos se fortalecem, destacou a professora Célia Trindade Amorim, que ministrou a disciplina.
“O Telejornal Apoena é um trabalho de uma equipe parceira. Alunos e alunas problematizaram o contexto da pandemia e seus impactos na comunidade, muitos deles vivenciados pelos próprios discentes. Por exemplo, a falta de equipamentos para acompanhar as aulas virtuais, o sofrimento pela perda de um familiar, a saúde mental afetada pela doença etc. Essas experiências foram transformadas em debates em sala de aula e em reportagens no telejornal”, disse a professora.
Apoena - Em tupi-guarani, Apoena significa aquele que enxerga longe. O nome do telejornal foi escolhido pela turma por ter a finalidade de levar ao público visões pouco abordadas pela grande mídia. É possível perceber, ao longo do telejornal, que as informações são dadas por meio de diferentes perspectivas. Ainda que todos vivam a Universidade, cada um tem uma relação própria, que deve ser levada em consideração ao retratar o que é a complexidade diária da UFPA.
Serviço:
Lançamento on-line do Telejornal Apoena
Data: 18 de fevereiro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 9h30
Plataforma: YouTube
Texto: Rayane Lopes e Camila Coelho – Facom/UFPA
Fotos: Divulgação Facom/UFPA
Redes Sociais