Produção Acadêmica da FACFIS-CANAN-UFPA
Confira a produção científica da Faculdade de Física do Campus Universitário de Ananindeua em janeiro de 2024
Para ter acesso aos artigos na íntegra, clique nos respectivos Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital).
1 - E.A.V. Mota, C.A.B. da Silva Jr e J. Del Nero. Theoretical investigation of width effects in the electronic and transport properties of carbon nanoribbons with 5-8-5 carbon rings: a first-principles study. Journal of Materials Chemistry C., v. 12, p. 1459-1473, 2024.
DOI: https://doi.org/10.1016/j.molstruc.2023.137130
Fator de Impacto = 6.4
2 - J.W.O. Araújo, M.M. Moreira, C.A.B. da Silva Jr. e J. Del Nero. Coupling effects in bipyridines linked to carbon nanowires. Journal of Molecular Structure, v. 1299, p. 137130, 2024.
DOI: https://doi.org/10.1016/j.molstruc.2023.137130
Fator de Impacto = 3.8
3 - Alessandra N. Braga, Wagner P. Pires, Jeferson Danilo L. Silva, Danilo T. Alves, and Van Sérgio Alves. Renormalization group functions in two-dimensional massive Dirac-like systems near an interface, Phys. Rev. D., v. 109, 025006, 2024.
DOI: https://doi.org/10.1103/PhysRevD.109.025006
Fator de Impacto = 5.0
4 - BRAGA, L. F.; BRAGA, A. N.; SILVA ALVES, M. G. da S. A.; SANTOS DA SILVA, S. J. dos; A. B. DA SILVA JR, C.; BRAGA, A. N. Tessitura do erro e suas causas entre entendimento e vontade na filosofia de descartes. Saberes: Revista interdisciplinar de Filosofia e Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. FI02, 2024.
DOI: https://doi.org/10.21680/1984-3879.2024v24n1ID34320
5 - SILVA JR, Carlos A. B. da; MELO, Lianda Rayse Alvesde; BRAGA, Lécio Favacho; BRAGA, Aline Nascimento; BRAGA, Alessandra Nascimento. Familiarização de docentes universitários com as tecnologias digitais de informação e comunicação na pandemia de COVID-19: múltiplos saberes. Experiências em Ensino de Ciências, Mato Grosso, v. 19, n. 1, p. 187-200, 2024.
LINK: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/1254/1116
Fonte - FacFis (2024)
Notícias
PCCP (Físico-Química Química-Física) excelentes revisores por pares
Cada um de nossos revisores faz uma contribuição significativa para a grande ciência. Todos os anos, nossa equipe editorial do PCCP (Físico-Química-Física-Química) reconhece os revisores que foram além.
Confira a matéria na íntegra, CLICANDO AQUI.
E-book: "Noções Básicas do Software Maxima no Ensino de Ciências"
Autores
Joedila Felipe da Silva
Josiney Farias de Araújo
Aline Nascimento Braga
Carlos Alberto Brito da Silva Júnior
Alessandra Nascimento Braga
Prefácio
Este material no formato de ebook foi projetado para tornar o ensino de Física atraente, envolvente, interativo e acessível a todos os níveis de escolaridade, em especial, alunos, professores (atuantes, em formação inicial e/ou continuada), e instituições de ensino. Trata-se de uma abordagem sobre o uso da Computação Algébrica (CA) no ensino de Ciências Físicas e fornece propostas de aprendizagem para cálculos, gráficos e animações por meio de atividades interativas com o software (ou App) Maxima escrito na linguagem Commom Lisp e usa o Gnuplot para plotagem com o intuito de fazer uso desta ferramenta tecnológica poderosa na sala de aula para auxiliar o professor e/ou aluno. Todos os trabalhos realizados e informes relacionados ao projeto “Construção do Saber Científico e Tecnológico na Amazônia.
Fonte - Faculdade de Física (2024, online)
Redes Sociais