Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Últimas Notícias > Biblioteca da UFPB indica ferramentas digitais para detectar plágio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Biblioteca da UFPB indica ferramentas digitais para detectar plágio

  • Publicado: Sábado, 12 de Setembro de 2020, 14h04
  • Última atualização em Sábado, 31 de Outubro de 2020, 13h17
  • Acessos: 2994
Foto: Angélica Gouveia

Confira, abaixo, lista de ferramentas digitais para detecção de plágio:

  • AntiPlagiarist – Compara rapidamente vários documentos em busca de plágio – fragmentos de texto copiados e colados.
  • Check for Plagiarism – Ferramenta anti plágio ajuda a identificar e destacar até mesmo as tentativas mais sutis de plágio intencional ou não.
  • CopySpider – É uma ferramenta freeware para testar documentos sob o crivo de existência de cópias indevidas de outros documentos disponíveis na internet.
  • Farejador de Plágios – É um identificador brasileiro que rastreia transcrições por meio da busca por dados e informações em diferentes sites.
  • iThenticate – Ferramenta de detecção de plagio, confronta documentos e exibe relatórios que identificam plágios.
  • Plag.pt – É um fornecedor global do serviço de detecção de plágios, servindo clientes de mais de 90 países espalhados por todo o mundo. A nossa empresa foca-se em fornecer serviços relacionados com texto, especificamente relacionados com a detecção de similaridades e verificação de plágios.
  • Plagiarisma – Apresenta os recursos de forma clara e objetiva, com destaque para os resultados e análises comparativas, a partir de trechos identificados. Com suporte para o português, o programa para identificar plágio faz rápidas buscas por trechos de textos, documentos enviados ou endereços de URL.
  • Plagium – Com suporte para o português e em um visual moderno e intuitivo, é um site com rastreamento de transcrições de maneira rápida e eficaz.
  • Plagius – Software detector de plágio que analisa trabalhos acadêmicos e documentos em busca de trechos copiados da internet ou de outros arquivos.
  • Turnitin – Ferramenta de detecção de plagio, confronta documentos e exibe relatórios que identificam plágios.
  • Viper – Leva apenas três etapas simples para revisar seu documento quanto ao plágio e produzir um relatório completo.

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB, no campus I, em João Pessoa, oferecerá, em breve, treinamentos on-line para ensinar aos alunos a elaborar um artigo científico e seguir as normas da ABNT.

A Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus I, em João Pessoa, indica, em seu site, ferramentas digitais para detectar plágio em trabalhos acadêmicos.

De acordo com a bibliotecária Ana Roberta Mota, o objetivo da iniciativa é auxiliar professores e alunos. “Queremos ajudar na escrita científica e na autonomia intelectual dos usuários. As ferramentas detectam trechos copiados e ajuda o autor a não cair no erro de copiar sem citar as fontes”, explica a técnico-administrativa da UFPB.

Algumas das ferramentas são pagas e outras gratuitas. Além de evitar o plágio nos trabalhos, elas servem também para os professores saberem se os alunos copiaram o texto de outras pessoas.

Em parceria com Joselia Oliveira, sua coordenadora, Ana Roberta conta que também explicam o processo de citar fontes, para que alguém não caia na armadilha de se apropriar de textos que não são de sua autoria.

Ela destaca que existem projetos futuros, principalmente para a realização de treinamentos on-line, a fim de promover a autonomia intelectual dos alunos do CCEN. “Pretendemos ensinar como fazer referências, artigo científico e como seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Falar da importâncias delas para a escrita cientifica”, adianta Ana Roberta.

Segundo a bibliotecária da UFPB, a ideia é promover treinamentos com as turmas dos cursos de graduação em Física, Matemática, Geografia, Biologia, Matemática e Estatística. “Queremos encorajá-los a escrever com autonomia, a partir de leituras e se utilizando de citações de autores consagrados das respectivas áreas”.

“O intuito é fazer algo voltado para escrita acadêmica de alto impacto. Ensinar a eles a pesquisarem em fontes de informações científicas, principalmente em bases de dados e periódicos nacionais e internacionais. Demonstrar como ocorrem as avaliações por pares em revistas de alto impacto”, explica a técnico-administrativa.

Ana Roberta é responsável por todo conteúdo digital da biblioteca, orientação on-line, atendimento e treinamento remoto. Josélia Oliveira é encarregada pelo atendimento presencial, gestão, processo técnico e atendimento presencial.

Para mais informações, basta entrar em contato através do WhatsAppFacebookTwitter ou Instagram da Biblioteca Setorial do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da (UFPB)

Fonte: Paraiba.com.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página